geral@kenotecil.pt

214 718 725

 

HOME QUEM SOMOS PREMIUM PORTFÓLIO PROJECTOS RECENTES CONTACTO
ISOLAMENTO TÉRMICO ISOLAMENTO TÉRMICO PELO EXTERIOR
O Isolamento Térmico pelo Exterior, denominado de sistema ETICS (External Thermal Insulation Composite System), é um sistema construtivo que surgiu com o objectivo de resolver a problemática do conforto térmico e do consumo de energia, também na óptica da protecção ambiental, algumas das principais exigências actuais na construção. É um sistema construtivo de alta qualidade que permite bons resultados energéticos, e a nível financeiro, uma excelente opção custo/benefício, podendo ser utilizado tanto em construção nova como na reabilitação de edificação existente a fim de resolver diversas patologias. O revestimento exterior de paredes de fachada em edifícios (ETICS) permite proceder à protecção térmica da envolvente vertical do edifício, de modo a cumprir os requisitos definidos pelo Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE – Dec. Lei 80/2006), proporcionando ainda a protecção contra as solicitações climáticas e permitindo um acabamento decorativo das fachadas. Suportes admissíveis: Alvenaria de tijolo cerâmico Alvenaria de bloco de betão Betão Reboco de cimento Suportes em reabilitação (com reforço de fixação mecânica): pintura, reboco, cerâmica, betão.
Vantagens Redução das pontes térmicas; Diminuição do risco de condensações; Aumento da inércia térmica interior dos edifícios, dado que a maior parte da massa das paredes se encontra pelo interior do isolamento térmico; Maior área habitável, com a diminuição da espessura das paredes exteriores, cerca de 4 m² por cada 130m²; Redução do peso das paredes e das cargas permanentes sobre a estrutura; Diminuição do gradiente de temperaturas a que estão sujeitas as camadas interiores das paredes; Poupança energética devido à redução das necessidades de aquecimento e arrefecimento do ambiente interior; Melhoria da impermeabilidade das paredes, com o efeito repelente da chuva batida; Possibilidade de alteração do aspecto das fachadas e aplicação em edifícios sem perturbar os seus ocupantes, tornando esta técnica de isolamento particularmente adequada na reabilitação de fachadas degradadas ou de edifícios com insuficiência de isolamento térmico; Aumento da protecção conferida ao tosco das paredes face às solicitações dos agentes atmosféricos (choques térmicos, água líquida, radiação solar, etc.); Grande variedade de soluções de acabamento; Elevado conforto interior nos edifícios; Manter área útil interior, aquando uma reabilitação, dado o trabalho ser executado no exterior; Melhoria do isolamento sonoro; Diminuição e Manutenção económica, protegendo toda a estrutura das amplitudes térmicas e a própria chuva ajuda na sua limpeza.
Tipo de sistemas ETICS Placas de isolamento em poliestireno expandido (EPS) Placas de isolamento em poliestireno extrudido (XPS)
Placas de cortiça
Placas em lã-de-rocha
Legenda: 1 - Suporte; 2 - Reboco; 3 - Argamassa; 4 - Placa; 5 - Bucha; 6 - Rede; 7 - Primário; 8 - Acabamento
Isolamento Térmico pelo interior O Isolamento térmico poderá também ser uma solução executada pelo interior do edifício, embora seja menos frequente. Esta situação acontece principalmente quando só um inquilino está preocupado com o conforto térmico da sua casa, ou com problemas pontuais. Temos tecnologia necessária para efectuar paredes lisas dentro da sua habitação com bons coeficientes térmicos.
Reabilitação de edifícios com isolamento térmico pelo exterior O Isolamento Térmico pelo Exterior é uma excelente opção quando estamos a falar de reabilitação de habitação já existente, quer seja por motivo de degradação dada a idade de construção, quer seja por reparação de patologias encontradas. Não só na habitação nova, mas também na reabilitação, o isolamento térmico pelo exterior é uma opção considerava vantajosa no que diz respeito à preocupação térmica de um edifício, a curto e a longo prazo. Por isso quando pensar em remodelar a sua casa ou o seu Condomínio uma das soluções a ponderar é o isolamento térmico pelo exterior. A partir da entrada em vigor do decreto-Lei nº 80/2006 do RCCTE (Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios), é que as soluções construtivas utilizadas em Portugal começaram a ser colocadas em causa e a eficiência energética dos edifícios passou a ser um factor determinante na construção. Ao recuarmos às décadas de 70, 80 e 90, constatamos que as disposições técnicas de projecto e de construção na matéria da qualidade térmica dos edifícios eram muito incipientes e esporádicas. As soluções construtivas normalmente adoptadas, consistiam em: Paredes exteriores simples de alvenaria de tijolo furado sem isolamento térmico; Na inexistência de correcção de pontes térmicas em elementos estruturais e nas caixas de estores; Paredes para locais não aquecidos de alvenaria simples de tijolo furado; Caixilharia de alumínio com vidro simples.
Basta observar esta fotografia termográfica de um edifício, para se detetar as graves pontes térmicas presentes neste edifício.
A intervenção com isolamento térmico em edificios, permite efectuar além de melhorias térmicas, a correcção de algumas patologias existentes como seja humidades e simultaneamente renovar o aspecto do edifício. O sistema de isolamento térmico pelo exterior, proporciona uma poupança efectiva na energia dispendida, seja durante o inverno (aquecimento), seja no verão (arrefecimento), esta poupança poderá facilmente alcançar os 45%. No âmbito das medidas de eficiência energética nos edifícios, a Kenotécil foi uma das empresas certificadas como Promotora da iniciativa da “AVISO 20 – EDIFÍCIOS EFICIENTES 2016”, criado pelo Fundo de Eficiência Energética (FEE), que constituía num apoio financeiro para financiar os programas e as medidas previstas no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE), com apoios dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, tendo como objectivo a eficiência energética de Portugal traduzindo-se numa redução do consumo de energia. O “AVISO 20 – EDIFÍCIOS EFICIENTES 2016” tinha como objetivo financiar projectos com medidas de eficiência energética, criando uma melhoria do desemprenho energético dos edifícios já existentes. A Kenotécil enquanto Promotora efectuou todo o processo de diversos projectos concorrentes, que posteriormente foram validados, numa listagem oficial e que resultaram na realização de obras, sobretudo no segmento dos clientes particulares.
Condomínios No caso dos Condomínios, a Kenotécil executa diversos trabalhos, com o objectivo de prolongar a vida útil do seu imóvel: Reabilitação das fachadas e da cobertura, de acordo com a análise das patologias encontradas; Manutenção e limpeza, das áreas necessárias, e passíveis de ocasionarem problemas a curto e a longo prazo. Caso verifique que tem um problema dos muitos que identificámos, consulte-nos para um Orçamento Gratuito e Sem Compromisso.
REVESTIMENTOS IMPERMEABILIZAÇÕES

KENOTECIL © 2017 • COPYRIGHT